Pesquisar:

A História do Linux


"Um Minix melhor que o Minix"

Linux é ao mesmo tempo um núcleo e o sistema operacional que roda sobre ele, dependendo do contexto em que você encontrar a referência.
Inicialmente, o núcleo Linux foi desenvolvido como um hobby por Linus Torvalds (então um estudante) com o objetivo de desenvolver seu próprio sistema operacional, inspirado no Minix (um pequeno sistema UNIX), O projeto Linux com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet) foi lançado publicamente em 1991, hoje é mantido por uma comunidade mundial de desenvolvedores (que inclui programadores individuais e empresas como a IBM, a HP e a Hitachi), coordenada pelo mesmo Linus, agora um desenvolvedor reconhecido mundialmente e mais representativo integrante da Linux Foundation.
O seu código fonte está disponível sob a licença GPL para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
O nome Linux foi criado por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível. Linux tinha sido inicialmente batizado como "Freax".
Tux, o mascote GNU/Linux.
 Trata-se de um pinguim gordo e satisfeito.


Linux foi o nome dado ao núcleo de sistema operacional. Por extensão, sistemas operacionais que usam o núcleo Linux são chamados genericamente de Linux. Entretanto, a Free Software Foundation afirma tais sistemas operacionais são, na verdade, sistemas GNU (GNU é um sistema operacional tipo Unix em desenvolvimento pelo Projeto GNU), e o nome mais adequado para tais sistemas é GNU/Linux, uma vez que grande parte do código-fonte dos sistemas operacionais baseados em Linux são ferramentas do projeto GNU.



Referências disponíveis em:

2 comentários