Pesquisar:

História do Android


Android é um sistema operacional baseado no núcleo do Linux para dispositivos móveis, desenvolvido pela Open Handset Alliance, liderada pelo Google e outras empresas.

O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuíam plataforma para isso. Então em agosto de 2005 adquiriu a Android Inc, uma pequena empresa em Palo Alto (California - USA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.


  • Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp). Então após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007, Google anunciou Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.
  • Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
  • Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.12
  • Em 2 de novembro de 2009, foi lançado Motorola Droid ou Milestone. Sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android com ótimas críticas sendo um dos celulares mais vendidos.
  • Em 5 de Janeiro de 2010, Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One. Sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).
  • Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP13 .


O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.

Segundo a Google, mais de 1 milhão e 300 mil aparelhos com este sistema operacional são ativados todos os dias. É utilizado por vários fabricantes de celulares como: HTC, Samsung, Sony, Motorola, LG e recentemente a Positivo Informática.

0 comentários:

Postar um comentário